Monday, February 19, 2007

Ben Nevis 02/07

Bem... La fui levar a namorada a Escocia dia 7 a 12 de Fevereiro. Ela nunca la tinha estado, entao mostrei-lhe Fort William, Loch Ness, Ilha de skye (adorou!!) e mts outros . Dormimos em B&B´s e tb na parte de tras do carro! Numa dessas noites no meio da Ilha de Skye, no meio de nenhures e isolados de tudo(!) a bateria do carro decide nao pegar... nem ao empurrao! resultado: Uma longa noite e espera por um carro que tivesse os cabos para dar uma ajudinha! Ao menos a paisagem era lindissima, tinhamos imensa comida e aproveitamos para descansar mais um pouco!

Dia 9 passei o dia com meu amigo Tim (um ingles nortenho) que ja anda nisto ah mais de 20 anos. Encontramo-nos de manha cedo no North Face Car Park perto do Ben nevis. O nosso objectivo era fazer um corredor ou uma aresta grau IV escoces. Apos 2h30 de marcha paramos no Refugio CIC e contemplamos aquele vale com imensas opcoes! O tempo nao ajudava, com vento forte um frio desgracado e alguns intervalos de chuva/neve.



Condicionados pelo tempo, escolhemos um corredor de cerca de 350 mts abrigado do vento (pensamos nos!). Garadh Gully + Broad gully, ambos Grau II/III Escoces.

Ate chegar perto do corredor foi bastante rapido pois tratava se apenas de uma encosta exposta de neve dura com pouco mais de 250mts.

O 1 lance foi rapido, escalada mista ao bom estilo escoces, apesar da unica reuniao que coloquei ser quase "virtual"... um bloco de gelo com seguranca um pouco duvidosa e 2 cordoletas a volta! nao consegui colocar um unico entalador pois a rocha, a medida que ia subindo, tornou se mt pobre. Se tivesse levado uns pitons...


Depois de uns metros ja estava no corredor. O 2 lance ja me deu trabalho, uma parede de gelo de 5mts mt mt molhados!! com um buraco enorme na base ao estilo de uma boa crevasse nos alpes! Com mt agua na cara la fui a abrir, primeiro na horizontal e depois por ali a cima. Devia ter colocado a meio um parafusito... mas n estava a gostar nada de estar ali...

Apos essa parede de gelo continuei por mais uns 10mts ate encontrar um local para mais umas daquelas reunioes virtuais! Aqui o vento ja era muito forte e nao conseguia ouvir o meu colega! 2 puxoes na corda e la percebeu que era a vez dele de subir. O local que escolhi para a reuniao n era mais que um "degrau" de gelo em que puz 2 parafusos e la esperei por ele.... com minhas maos a congelar, vesti o "belay jacket" e troquei de luvas. No 3 lance mais algum gelo bem molhado (como eh possivel ser so grau II?? no minimo IV ! ou entao sou eu que ainda nao estou em forma! hehehe ) seguido de uma subida moderada c cerca de 40/50 mts.


Chegado ao topo do corredor , tento vislumbrar a segunda via que pretendiamos, mas a hora ja ia tarde e tinha minha namorada a espera la embaixo! Tanto eu como o Tim estavamos ja muito cansado. entao decidimos descer por uma encosta de neve dura ao lado.
Quase 2 horas depois e noite cerrada, da me uma caimbra.... ai foi uma lentidao ate ao carro...

Nao deu para tirar mts fotos pois quem tinha a camara era o Tim e ele n e grande adepto de para e tirar fotos! Quase que o tenho que forcar a tirar me 1 ou outra!!







PS: Tenho que me lembrar de afiar os piolets antes da proxima!! Eh que nao ter mt WI para escalar, e escalar quase sempre misto tem arrasado com o material todo! Pelo menos os crampons novos deram mt jeitinho! :)

No comments: